Arroz Branco

Vamos passar uma receita extremamente simples: o Arroz Branco. Apesar da simplicidade dessa receita, vimos na internet diversas pessoas que não conseguiam preparar o arroz corretamente na panela elétrica e acabavam queimando.

Veja abaixo a forma como fazemos nosso arroz na Panela Elétrica de Arroz Vicini, sem deixar queimar nem grudar. Anote: Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de arroz tipo I;
  • 6  xícaras (chá) de água;
  • 1 colher (sobremesa) de tempero (sal-alho-cebola);
  • 1 colher (sopa) de óleo.

Modo de Fazer:

  • Coloque todos os ingredientes na panela e ligue na função “cook”;
  • Antes de secar toda a água, retire da tomada. O vapor vai continuar saindo e a água vai terminar de secar.

O último passo é a grande dica para não queimar nem grudar o arroz. Quando deixamos a panela desligar sozinha e passar para a função aquecer, há o risco de queimar.

 

Simples assim.

 

E você, tem alguma dica pra dar pra gente?

 

Comente, curta, compartilhe!

 

Comente, curta e compartilhe!

22 comments

  1. Unknown said on junho 3, 2012 Responder

    LÚCIA HELENA COMENTOU:
    GOSTEI DE LER SOBRE O DESLIGAMENTO DA PANELA, ANTES DA ÁGUA SECAR, PARA QUE O ARROZ NÃO GRUDE OU QUEIME. EU NÃO TENHO RECEITAS PARA A MINHA PANELA DE ARROZ. GRATA, PELA DICA!

  2. É sempre muito compensador que nossas dicas estão sendo úteis para pessoas como você, Lúcia. Muito obrigado pelo comentário. Um abraço.

  3. Lívia said on julho 1, 2012 Responder

    muito boa dica! também estava tendo dificuldades com minha panela eletrica de arroz que é da mondial bianca rice.
    tava grudando todo no fundo.
    Grata.

  4. É sempre bom saber que as dicas que passamos servem para mais pessoas. Sempre costumamos fazer pouco arroz, mas há pouco descobrimos que quando fazemos uma quantidade maior de arroz (5 xícaras ou mais), podemos deixar a panela desligar sozinha (ou passar para a função aquecer), que não gruda e fica bem soltinho. Experimente isso também.
    Obrigada e um grande abraço.

  5. Lil@ said on agosto 5, 2012 Responder

    Comprei minha panela e ela queimou… agora vou seguir sua dica, mas como sei que a agua está perto de acabar para desligar? Tenho que ficar "paparicando" o arroz? e quando fizer arroz diferente do branco tradicional??

  6. Oi Lila…

    Essa questão de paparicar o arroz é relativa… Se você costuma fazer a mesma quantidade de arroz todas as vezes, rapidamente vai se acostumar com o tempo de desligar, e não vai precisar ficar toda hora olhando. Isso vai depender da sua panela e da quantidade de arroz que você faz.

    Nós nos acostumamos a desligar quando vemos que o vapor que sai da panela diminuiu. Mas é necessário estar perto para olhar.

    Ou você pode tentar fazer uma quantidade maior de arroz, como explicamos no comentário anterior, que não precisa desligar antes e dá certo.

    Um grande abraço.

  7. Anônimo said on setembro 17, 2012 Responder

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  8. Anônimo said on setembro 17, 2012 Responder

    Amados Claudio e Graciele, meu nome é Mônica Soares – BSB, tenho 50 anos e sou recém casada, ganhamos uma panela elétrica Bianca Rice e tenho observado só receitas de arroz branco, como eu e meu marido só comemos arroz integral, gostaria de saber se essa panela se cozinha esse tipo de arroz e como ele deve ser preparado, me ajudem !!! Mto obgada e q Deus abençoe vcs em nome de Jesus !!!

  9. Cláudio Santos e Gracieli Mendes said on setembro 17, 2012 Responder

    Olá Mônica, Paz do Senhor?

    Bom, a verdade é que ainda não fizemos o arroz integral nessa panela… Mas quando fizemos na nossa antiga panela comum, era necessário acrescentar mais água, tendo em vista que o arroz integral hidrata bem mais que o branco. Experimente colocar de 3 a 4 xícaras de água para cada xícara de arroz. E utilize os temperos normais que você estiver acostumada. Acrescente também alguns legumes como cenoura, vagem, etc., que fica muito bom.

    Assim que fizermos o arroz integral vamos postar nossa experiência.

    Um abraço.

  10. Gisele said on novembro 6, 2012 Responder

    Olá…Tudo bem??
    Comprei uma panela eletrica suggar pequena e não sei como fazer arroz nela, qual a quantidade de oleo, sal, agua, vcs poderiam me orientar para nao danifica-la.

  11. Angela Souza said on novembro 23, 2012 Responder

    Olá, meninas(os) tenho 3 panelas eletricas de arroz, cada uma de um tamanho.
    Uma DL, uma Cadence e outra vermelhinha do shoptime, a Fun Ktchen, adoro todas pq funcionam perfeitamente, deixo ligada muito tempo depois do arroz preparado e nunca queimou o fundo ou ressecou o arroz.
    Uso sempre a medida de 1x de arroz para 2x de água temperatura natural, tanto no arroz branco como no arroz integral, e ficam perfeitos.
    Já usei varias marcas de arroz e todas deram muito certo.

    Abraço e adorei o blog!
    Ângela

  12. Anônimo said on janeiro 16, 2013 Responder

    Já tentei fazer o arroz de todos os modos e sempre queima…e a finalidade da panela elétrica é pra não ficar vigiando..é a praticidade dela…senão não precisamos de panela elétrica…Teriam outra dica pra não queimar o arroz????Obrigada

  13. Anônimo said on março 6, 2013 Responder

    ótima dica,eu também estava queimando o arroz,agora ja sei como fazer!Obrigada.
    ,

  14. Patrick said on março 18, 2013 Responder

    Obrigado pela dica..Tenho 14 Anos e minha mae pediu para eu tentar fazer o arror na panela eletrica em quanto ela trabalhava e eu achei esta super dica…Muito obrigado mesmo!! Fiquem com Deus!!

  15. marcio gatto said on maio 8, 2013 Responder

    Minha panelar é uma Eletrolux. Só tem 2 tipos de cozimento, RÁPIDO e LENTO. Qual dos dois utilizo p/ o cozimento do arroz branco?

  16. Oi Ângela.

    Obrigado pela dica e que bom que gostou do Blog.

    Abraços.

  17. Olá,

    É uma pena que isso esteja acontecendo.

    Na panela que usamos, quando fazemos um pequena quantidade de arroz, 1 ou 2 xícaras, geralmente não queima, mas gruda o fundo, fazendo aquela rapinha, por isso desligamos um pouco antes.

    Já quando fazemos em grande quantidade, 5 ou 6 xícaras, deixamos o funcionar direto até desligar, e não forma a rapinha.

    Pelo que percebemos, varia conforme a marca da panela e com a quantidade de arroz.

    Se possível, tente variar a quantidade ou até mesmo trocar sua panela, até que consiga uma praticidade maior na sua cozinha.

    Um abraço.

  18. Oi,

    que bom que deu certo.

    Um abraço.

  19. Oi Patrick,

    que legal você ajudar sua mãe. E que bom que nossa dica também deu certo pra você.

    Um abraço.

  20. Olá Márcio,

    é difícil dizer pois não conhecemos esse modelo.

    Provavelmente é o cozimento rápido, mas vale a pena procurar o suporte técnico da Eletrolux para ter certeza.

    Um abraço.

  21. Robelio Morais said on fevereiro 11, 2014 Responder

    Veja eu tenho uma Panela de Pressão Elétrica 4L Fun Kitchen, confesso estou com medo de fazer uma coisa bem simples, é nosso arroz branco, tenho duvida se deixo a válvula aberta ou fechada, se uso as "Funções do Painel de Controle", como faço para usar o "Tempo de Cozimento Recomendados", exemplo para o arroz 5 – 7 mm, em fim eu estou com esta panela nova e não sei utiliza-la. Abraços a todos

  22. Anônimo said on abril 2, 2014 Responder

    A minha panela de arroz é da fun kitchen, e queria saber se posso fazer sopa de ervilha nela.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

Nota: Comentários neste website refletem as opiniões dos seus respectivos autores, e não necessariamente as opiniões deste portal. Membros são orientados a evitar insultos, juramentos e expressões vulgares. Nos reservamos ao direito de excluir qualquer comentário sem avisos ou explicações.

Seu endereço de email não será publicado. São obrigatórios os campos marcados com *

*
*